Saleen S7 & S7 Twin Turbo


Foto do modelo em escala 1/43 da coleção "Carros de sonho".

Galera essa semana posso chamar de Semana Saleen. Sou apaixonado por esse esportivo americano, ainda que não o considere o melhor ou um exemplo a ser seguido quando se fala de super-esportivos. E nunca encontrava nenhuma miniatura do carro. Mas essa semana, foi diferente.


O vidro traseiro preto não sei se existiu em alguma versão do Sallen.

Da coleção "Carros de sonho", chegou o número 10 em escala 1/43 (foto acima). Parece diferente do modelo vendido na Europa, como se pode ver nas imagens comparativas abaixo.

Detalhes como o nome "P Zero" nos pneus, o nome correto na base (que aqui chegou como Saleen S7) e o acabamento interno, são diferentes nesse carro Brasileiro. Não sei se esse modelo Europeu seria um original Ixo (marca que faz os carros para a Altaya, que vende a coleção Carros de sonho), que teria sido trocado nas fotos do Fórum de Portugal, ou se realmente essa diferença entre as entregas realmente existiu.


Foto Modelo Europeu que parece bem melhor acabado que o modelo Brasileiro . . .


. . . que apresenta o nome "S7R" na base. Esse seria o carro de competição, não de rua.

Ainda babando sobre a miniatura, em em minhas habituais pesquisas sobre os modelos que chegam a coleção, percebi que ainda que muito famoso em sites americanos o carro é um pouco esquecido aqui no Brasil e na Europa. Pouco se falou de versões mais apimentadas como a Twin Turbo (que vou falar já já), a Twin Turbo Competition, S7R e os modelos de competição. Para se ter uma ideia, não tenho nada impresso sobre esse carro. Tudo bem que desde 2001, 2002 a compra de revistas sobre carros diminui muito para mim . . . Sim, foi nessa época que instalei Internet rápida aqui em casa e aí, você sabe . . .

Mas parecia que não acabava aí . . .

Fuçando no Mercado Livre, encontrei um interessante modelo Twin Turbo em escala 1/12, enorme, da Motormax (foto abaixo), fabricante americano de miniaturas. Bom, como se trata de um modelo dificil de encontrar, em uma escala que não tenho carro algum, tudo rumou para negociar o carro. E eis aqui o modelo na coleção, que segundo seu ex-dono veio direto de Miami, na forma de presente.


Como não poderia deixar de ser, muitos detalhes . . .


. . . como na dianterira, a entrada de ar típica da Saleen e o logo . . .


. . . na lateral as entradas de ar com uma grade em ferro ao fundo . . .


. . . material, que é mal representado nesse disco de freio . . .


. . . e na tampa de combustível.

Para muita gente é uma mistura de todos os clássicos dos anos 90. E não é a toa. Seus faróis, lanternas e o teto lembram muito o Mclaren F-1, o perfil é longo como do Jaguar XJ 220, a traseira lembra a de um Lamborghini Diablo, o interior em forma de cockpit, o do Corvette.

Mas assim como uma boa salada de de frutas, mistura-se tudo de bom e assim surge algo impressionantemente único.